5 dicas para conservar suas joias

Peças lindas, que combinam com diferentes looks e podem ser usadas em qualquer estação. As joias são consideradas ótimas aliadas para incrementar o visual. Mas para elas parecerem novas é essencial que você tenha alguns cuidados no processo de conservação. No post de hoje vamos abordar algumas dicas que vão ajudar você neste desafio. Confira!

1-      Evite o contato com cremes, óleos bronzeadores e produtos químicos

Quer pegar uma cor ou curtir um banho de piscina no verão? Não esqueça que o protetor solar, bronzeador e o cloro podem ser grandes vilões para a conservação de suas joias. Por isso, se você deseja aproveitar a praia ou a piscina, opte por retirar suas peças. As joias folheadas, por exemplo, são mais delicadas, e após contato frequente com produtos como esses, podem acabar danificadas. O álcool, encontrado em perfumes e produtos de higiene e limpeza, também pode comprometer as peças. Portanto, se você deseja conservar suas joias, deixe-as longe desses produtos.

2-      Mantenha suas joias secas

Se você se exercitou e transpirou muito, ou ainda, tomou banho com as peças, enxugue-as assim que puder. O contato direto com o suor, por exemplo, potencializa a oxidação e compromete a conservação delas. Por isso, se você for praticar esportes ou dar um mergulho, deixe sua joia em casa. Importante salientar que o problema não é molhar as peças, mas mantê-las molhadas. Dessa forma, é possível conservar suas joias por muito mais tempo.

3-      Guarde as peças em um local seguro e limpo

Joias são delicadas e devem ser guardadas com cuidado, para que não sejam danificadas. Portanto, reserve um espaço especial para guardar as peças. Uma dica é separá-las em saquinhos ou pequenas caixas, para que não quebrem (no caso de pedrarias) ou enrolem e arrebentem (no caso das pulseiras e colares). Evite também deixá-las em locais úmidos, para que não oxidem. Um local adequado é fundamental para conservar suas joias.

4-      Limpe as peças, sempre que necessário

É inevitável. A oleosidade da pele, o suor das mãos e o atrito acabam arranhando ou sujando – mesmo que pouco – as joias. Para não comprometer a aparência das peças, é essencial que você esteja atento e faça a limpeza delas, sempre que necessário. Use flanelas ou produtos específicos. Mas não se preocupe, pois essa limpeza não costuma ser complexa ou demorada.

5- Tome cuidado ao manuseá-las

Muitas joias são delicadas e devem ser manuseadas com cuidado. Ao colocar um colar, por exemplo, fique atento para não prender o seu fecho em roupas, echarpes ou no próprio cabelo. Dessa forma, elas podem arrebentar. Já as peças com pedraria podem arranhar ou ainda, quebrar. Por isso, observe as características das joias e considere esses pequenos cuidados, que podem fazer grande diferença.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s